domingo, 14 de fevereiro de 2010

"Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre..." - Vinicius de Morais


“Ah, hoje eu não posso sair, amanhã também não.” Tem sido sempre assim, que às vezes canso de correr atrás, é isso mesmo, sinto que eu tenho que correr atrás. Será que é tão complicado desmarcar o salão de beleza ou o cinema com o grude do seu namorado? Ou pior, quando nos encontramos é sempre aquela coisa morna, de quem não faz a mínima questão de estar perto. Então, a culpa é minha ou dos outros?

Talvez seja das duas partes, eu também tenho minha parcela de culpa. Sou relapsa, esqueço de ligar, desmarco compromissos em cima da hora. Mas, eu tenho me esforçado. Esforço-me porque eu não quero que se percam os quase dez anos de amizade.

Quero que os amigos que cresceram comigo, sejam meus amigos para sempre. Mas, para isso, precisa de esforço de ambas as partes. Amizade pode ser comparada a relacionamento entre homem e mulher, precisa de cuidado, carinho, atenção; se não as coisas esfriam, acabam.

Não tem desculpas! Falta de tempo, muitos compromissos, morar longe. Tudo isso pode ser superado, basta que a pessoa queira.

Amizade é baseada na cumplicidade, afinidade, lealdade, irmandade. Amigo tem que ser para todas as horas, tem que estar ao seu lado, principalmente, nos momentos difíceis, pois é aí que você mais precisa de um ombro amigo. Amigo para ir a balada se encontra aos milhares, mas amigo para te escutar às 2:00 horas da madrugada, já não é tão fácil assim, aliás, vamos ser realistas, é dificílimo.

Namorado, marido, “ficante”, nenhum deles substitui uma longa e boa conversa com o seu amigo de infância. Porque tem coisas que só o seu amigo sabe, tem segredos que só ele guarda. Tem brincadeiras que você só se permite fazer na frente da pessoa que cresceu ao seu lado.

Já perdi vários amigos ao longo da vida, pessoas que eu achei que nunca sairiam da minha vida, mas saíram. Não cobro presença diária, pois amizade verdadeira não precisa ser diária, pois já está tão consolida que já não necessita de tanta assiduidade, mas não deixa de precisar de cuidados.

Enfim, é desabafo mesmo! E principalmente é água fria na cara de quem está precisando.


9 comentários:

  1. "Mas as relações queimam pelo pouco uso..." (Fabrício Carpinejar)
    E é verdade mesmo...
    Tudo em nossa vida é necessário esforços de nossa parte... Podar, regar... CUIDAR!
    Mas devemos compreender também que amigos vem e vão... Devemos aceitar... É daí que vem a palavra saudade! Beijokas :*

    PAZ e Bem*

    ResponderExcluir
  2. Poxa... infelizmente é sempre isso que acontece!

    E eu confesso ter muita culpa em estar tão longe de meus amigos! São compromissos em cima de compromissos... e a gente acaba deixando de lado as pessoas que cresceram com a gente...

    Tem coisa mais gostosa que reencontrar um amigo de infância? Recordar momento! Infelizmente o mundo não tem tempo para o passado, somente um futuro incerto tem importância...

    Lindo texto!
    Bjus e bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Amigos verdadeiros se fazem presentes quando mais precisamos, mesmo que sem querer. Amigos "fantasmas" desaparecem quando achávamos que precisaríamos deles. Não precisamos,afinal!

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  4. "Tu te tornas eternamente responsável por as coisas que cativas" P.P. quando vc se deixa cativar as pessoas tendem a ser responsáveis por isso, desse modo é sempre bom lembrar que "deixar" o salao de beleza por uma horinha só nao vai fazer falta nenhuma, mas perder uma conversa que faria a diferença para uma vida toda, vale muito mais... beijao! adorei seu blog, to te seguindo.. bjs!

    ResponderExcluir
  5. o seu tbm foi pra uma pessoa específica? hehehe
    é, amizade precisa mesmo ser cultivada, para que seja sempre lembrada!
    o texto ficou ótimo! =)esse casal de escritores, viu!! cada um melhor que o outro... beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Entendo bem, mas desabafar torna as coisas melhores ou ao menos, menos pesadas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Só pra dizer que tive que fazer outro blog. ^^
    http://milharesdefacesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da sinceridade do seu texto. A amizade é um valor que a maioria das pessoas perde lentamente dia após dia. Mas como vc disse, os amigos verdadeiros ficam, são decantados para o coração ao longo da vida.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recado. Volte sempre! x)